Aniversário

Noite de comemoração do palco Theatro Treze de Maio aos seus 26 anos

Noite de comemoração do palco Theatro Treze de Maio aos seus 26 anos

Foto: Nathália Schneider (Diário)

O Theatro Treze de Maio reuniu a comunidade em mais uma sessão de Arte nas Janelas nesta sexta-feira (26), às 19h. Nesta edição, a apresentação carrega em si uma motivação muito especial: comemorar os 26 anos de sua reinauguração, em 1997. Em decorrência da chuva, que se iniciou ainda no fim da tarde, a apresentação aconteceu no hall do Theatro. Fileiras acompanharam a apresentação de Dida Larruscain, Dilber Alonso e Lufe Duarte. O trio celebrou compositores brasileiros, na mesma noite em que enaltecemos um dos mais importantes palcos do sul do Brasil.


Primeiro o silêncio ao ouvir as primeiras notas. Depois, o coro de vozes que cantavam o que já é conhecido, músicas populares brasileiras. Mais uma vez, em sua trajetória de quase três décadas, o Treze de Maio propaga a cultura e presenteia a comunidade santa-mariense.


Nestes 26 anos, passaram mais de um milhão e meio de pessoas para vivenciar canto, dança, interpretação, palestras, um pulsar de experiências em um espaço democrático. Isso tudo, só foi possível através do time de parceiros da casa, reconhece Ruth Péreyron, diretora do Treze:


— Nós temos parceiros e colaboradores desde a inauguração. Com todos esses anos, a gente foi começando a ter sempre mais parceiros, que contribuem com seus impostos, através da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), os associados do Theatro. Todas as pessoas que colaboram conosco nos eventos e na manutenção do prédio. Hoje queremos certificar (essas pessoas) e comemorar o nosso aniversário — ressalta.


O Theatro também dedicou a homenagem a quem o apoia por meio da divulgação de suas atrações. Entre eles estão integrantes da equipe do Diário de Santa Maria, o repórter de Cultura, Bernardo Abbad, a colunista social, Maristela Moura, o gerente geral e apresentador, Alexandre De Grandi, e o próprio Diário recebem o certificado de incentivadores culturais, por contribuir com o desenvolvimento cultural da cidade de Santa Maria.


O ano de reinauguração do Theatro foi o mesmo em que nasceu o jornalista, Bernardo Abbad. A sua primeira pauta no Diário foi no local, falando sobre a Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio.


— Sempre quis ser repórter de Cultura, ainda mais na cidade em que vivemos, mas com um ano de jornalismo profissional que estarei completando agora em junho, já poder receber uma certificação tão especial, de uma entidade tão especial. Espero poder continuar, onde for que eu esteja — rememora Abbad.


Maristela está com o Theatro desde 1992. Ela esteve no movimento para que sua sede fosse entregue, à época como Secretária de Cultura do município.


— Antes de ter sua obra entregue. Fizemos várias invasões culturais no Theatro para chamar atenção da comunidade. Precisávamos que a Santa Maria estivesse mobilizada, querendo o Theatro, para que ele saísse realmente. Depois desta pressão, sua obra ficou pronta no final de 1996.


Alexandre De Grandi, gerente geral do Diário e apresentador do ‘Bom Dia, Cidade!’, foi lembrado na cerimônia pelo seu compromisso em levar as atrações do Theatro a mais pessoas em seus programas. Ele relembra ocasiões importantes no palco cultural:


— Desde a reabertura vivi vários momentos marcantes aqui dentro (Theatro Treze). Um dos mais marcante foi trazer a minha filha pela primeira vez ainda pequena. E isto se tornou uma tradição.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura de Santa Maria cria campanha e oferece recompensa por pistas de busto furtado na praça Anterior

Prefeitura de Santa Maria cria campanha e oferece recompensa por pistas de busto furtado na praça

Musical A Bela e Fera, Menores Atos em Santa Maria e outras opções para  curtir o final de semana Próximo

Musical A Bela e Fera, Menores Atos em Santa Maria e outras opções para curtir o final de semana

Cultura